Histórias fantásticas escritas por gringos não são nenhuma novidade. Desde Harry Potter, esse segmento se popularizou de tal forma que quase todos os livros mais comprados têm um enredo fantástico como plano de fundo. E na Saga Divergente, não é diferente. É aí onde queremos chegar. Este post traduzirá para você toda a história de Tris e Tobias, que vai virar filme em breve e tem tudo pra virar febre neste ano.
Ideia principal
A história se passa numa Chicago futurista. A protagonista é Beatrice Prior, que narra os romances e namora com Tobias Eaton. A sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Destemor, a Sinceridade e a Erudição. Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. A família de Beatrice é da facção Abnegação, mas tanto ela como seu irmão Caleb não são lá muito chegados ao altruísmo. Então, ela faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.
Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos - e onde se encaixa em sua nova vida um romance com uma rapaz fascinante, porém perturbador: Tobias, vulgo Quatro.
Na iniciação, Tris descobre ter aptidão para três facções: Abnegação, Erudição e Audácia, tornando ela uma Divergente, e Tris é proibida de contar isso pra alguém. Então, ela vai pra Audácia, e seu irmão vai pra Erudição.
As facções criminosas
Abnegação: É uma fação que têm como objetivo abnegar-se de si mesmo. Os membros da Abnegação são forçados a rejeitar uma vida de vaidade e auto-indulgência. O foco de suas vidas estarão em servir os outros em vez de si mesmo. Possui uma grande rivalidade com a Erudição.
COR: Cinza
Amizade: Como a facção simboliza a felicidade e a liberdade de conflito humano, os membro geralmente usam roupas que são brilhantes e agradáveis. Possui uma rivalidade com a Franqueza.
CORES: Amarelo e Vermelho.
CORES: Amarelo e Vermelho.
Audácia: Consideram a virtude da coragem acima de qualquer outra, como tal, eles treinam para lutar e usar armas para preparar seus corpos para responder às ameaças e desafios, o que é necessário se quiserem sobreviver à vida a beira do perigo. Sua função é proteger a cidade.
COR: Preto
COR: Preto
Erudição: Valoriza a inteligência e a sabedoria sobre qualquer outra virtude. Os membros concentram suas vidas na busca pelo conhecimento. Possui uma grande rivalidade com a Abnegação.
COR: Azul
COR: Azul
Franqueza: Acreditam que a verdade e os nossos pensamentos deve ser sempre abordado, deixar tudo "no preto e no branco", por isso usam somente essas cores no vestuário.
CORES: Preto e Branco
CORES: Preto e Branco
Primeiro livro: Divergente
Basicamente, a introdução da história. Conta os dilemas de Tris, sua iniciação, seu segredo, sua transferência pra Audácia e seu rolo com Tobias, que é considerado traidor por ter largado a Abnegação. Lá, ela vira rival de Peter, Molly e Drew, que infernizam a vida da coitada. Tobias, que é medalhão na sua gangue, defende Tris como pode. Tem umas disputas, As facções brigam entre si, tem mais pancadaria, xingamentos e calúnias, Eric, da Audácia, fere o então líder Edward e toma seu lugar, e Tris fica atrás de Molly numa prova aí por causa de Peter. Eles brigam, tem muita pancadaria, tem umas simulações, nas quais Tris se dá bem por ser Divergente e saber que está numa simulação, e ela acaba manipulando o sistema. Tobias/Quatro descobre que ela é divergente , e ela é novamente alertada. Tris fica em primeiro lugar entre os iniciados, fazendo com que Peter, Molly e Al a ataquem e tentem jogá-la do abismo, mas Al se arrepende. Como Tris não é altruísta, não o perdoa e ele se mata. Em seu rolo com 4, ela descobre que esse nome é o número de medos que ele tem, que seu nome é Tobias e que seu pai abusava dele. Tris descobre ter 7 medos: virar comida de corvo, se afogar num tanque de vidro, se afogar no oceano, ser queimada na fogueira por Pedro, sofrer sequestro relâmpago, transar com Tobias e ser obrigada a brigar com seus parentes. Depois do teste, ela e os outros tomam um soro pra não sentir saudades (não entendi essa parte, mas tudo bem), mas o soro é uma armadilha da Erudição pra botar todo mundo pra brigar. Tris fica em primeiro, mas descobre esse truque erudito. Depois, a armadilha é posta em prática, e a galera da Audácia vai brigar com a Abnegação, menos Tris e Tobias, que são Divergentes. Eles são pegos tentando fugir, Quatro recebe um novo soro e é trancado numa sala, a mãe de Tris a ajuda a escapar por também ser divergente, mas ela morre, Tris encontra seu pai, seu irmão e Marcus, eles tentam interromper a simulação, o pai de Tris morre, eles encontram a sala de controle, onde encontram Tobias, e ele tenta atacá-la, mas ela se rende e estraga a simulação. Eles se juntam a Caleb, Marcus e Pedro, que tinha ajudado Tris encontrar a sala de controle em troca de sua segurança. O grupo então embarca num trem para o setor da Amizade para encontrar o resto dos sobreviventes da Abnegação, levando aos eventos do livro 2, Insurgente.
Segundo livro: Insurgente
A galera foi encontrar os sobreviventes da Abnegação, e o pessoal da Amizade diz que todo mundo pode ficar lá até a poeira abaixar. Tris ouve Marcus confessar à oradora da Amizade, Johanna, que os líderes da Abnegação morreram para proteger um segredo. Tris depois confronta Marcus, mas ele se recusa a revelar qualquer coisa. Aí, uns traidores eruditos chegam pra causar mais encrenca. Começa um tiroteio, Tris salva a vida de Peter e eles, Quatro, Caleb e Susan se mandam prum trem, e lá descobrem que há uma facção armada e liderada por Evelyn, a mãe de Quatro, que todo mundo pensava que tinha morrido. Aí, Evelyn se faz de amiguinha de Tris pra não irritar o filhote, mas quando ele sai, ela mostra as suas garras. Ao chegarem na instalação da Franqueza, nossos heróis são presos e submetidos ao soro da verdade, e contam todos os podres de sua vida. E Tris confessa que matou Will, pra tristeza de Quatro e Cristina. A Franqueza é atacada por traidores audazes, liderados por Eric, e Tris descobre que Urias é divergente, juntando-se a ele pra acabar com essa simulação, mas eles são capturados. Eric, seguindo ordens de Jeaninne, planeja mandá-los pra sede erudita e matar o resto, mas Tris fere Eric, a Audácia entra na sala e assume o controle.
Após o ataque, o líder da Franqueza, Jack, organiza uma reunião com os eruditos, sendo secretamente observada por Tris, Quatro, Lynn, e Shauna. Os eruditos, representados pelo traidor da Audácia Max, manda que Franqueza vire Eric, o divergente, e uma lista de pessoas que não receberam a nova injeção de soro. Tris descobre que Jeanine está controlando Max via fone de ouvido e deve estar por perto, mas antes que ela possa agir, Lynn dispara contra Max no peito de seu local secreto. Tris, Quatro, Lynn, e Shauna fogem, mas encontram Jeanine e seus guardas, um dos quais é Pedro, que lhes permite escapar. Como eles fogem, Shauna é baleado nas costas e paralisado.
De volta à franqueza, 4 confronta Tris, dizendo que ela está sendo irresponsável com a sua vida, e que eles estarão fritos se ela continuar assim. Os audazes bolam uma reunião secreta, e Quatro, Tori, e Harrison são eleitos como novos líderes. Eles, então, julgam Eric por seus crimes. Ele é condenado, e Eric exige que Quatro o mate, o que ele faz sem nenhuma culpa. Os audazes voltam para a sua sede, e Tris e Quatro reunir-se com Evelyn e Edward. Enquanto Tris e Quatro estão deixando a reunião, Quatro diz a ela que um de seus medos de sua listinha mudou: em vez temer atirar numa mulher, ele tem medo de ver Tris morrer. Quatro faz um acordo com a facção para destruir a Erudita e estabelecer um novo governo. No entanto, Tris desconfia de Evelyn, por achar que ela abandonou Quatro ao abuso de seu pai.
Naquela noite, Christina e Tris descobrir uma simulação que faz com que os membros audazes se joguem do telhado a cada dois dias a menos que um divergente seja dado à erudita. Eles salvam uma jovem e o irmão de Lynn, Hector, mas Marlene mergulha para a morte. Tris é novamente superada pela dor e culpa. Ela foge do enterro, mas Christina a encontra e perdoa pelo que aconteceu com Will, entendendo que as simulações tornam uma pessoa totalmente controlada por Jeanine. Tris depois encontra seu caminho para o quarto de Quatro, com a intenção de sacrificar-se a Erudita. Ele implora que ela reconsidere, e ela finge que concorda, mas vai para Erudita à meia-noite, enquanto ele dorme.
Tris entra na sede Erudita, se cagando de medo, mas conformada. Ela faz os testes de Jeanine, é submetida a uma ressonância magnética e várias simulações. Ela vê Caleb, que agora está trabalhando para Jeanine, e fica chocada com a sua traição. Uma noite, Tris encontra Quatro no corredor, e descobre que ele tentou salvá-la. Eles são levados para a câmara de execução, onde Jeanine injeta Tris com uma droga indutora de terror, mas apesar de todos os seus esforços, Jeanine não consegue encontrar uma simulação para controlar Tris, e quando Jeanine perde a paciência, as duas brigam. Ela, então, declara que Tris vai morrer no dia seguinte. No entanto, Pedro, que é destinado a ser o seu carrasco, a ajuda, para pagar a dívida de ter salvo a sua vida, e Quatro escapa da Erudita de novo.
Os três viagens para o setor de Abnegação da cidade, onde eles e a Audácia se reuniram. Quatro leva Tris para sua casa depois de Evelyn enxotar Marcus, e eles confessam seus sentimentos (s2). Depois de ter sido muito afetado pela sua experiência de quase-morte, Tris serpenteia ao redor de seu antigo bairro. Ela esbarra em Marcus, que convence Tris que seus pais morreram para salvar as informações que Jeanine roubou. Ele insiste esta informação deve ser tornada pública antes do exército de sua facção destruir todos os dados em seu ataque. Sob disfarce, Tris, Christina, e Marcus se infiltram na Amizade para atualizar Johanna e pedir sua ajuda, e ela e alguns membros de seu grupo deixam sua facção. Tris e Christina falam com os refugiados eruditos que vivem na Amizade, incluindo Cara, irmã de Will, que concorda em ajudar com a missão de salvar as informações que foi roubado e transmiti-lo a todas as facções.
Viajando de volta para a cidade, Tris lidera um grupo disfarçado de Eruditos para se infiltrar na sede da facção. Ao entrar, Cara começa a conectar os computadores para transmitir os dados para outras facções. Depois de um encontro com Caleb, Tris e Marcus percebem que os dados não estarão no computador principal. Tris, Marcus e Christina vão até laboratório privado de Jeanine, depois de Tris se lembra do que Tori falou sobre segurança. No caminho, o grupo encontra Edward, tem uma briga, ele e Christina são desativados, Tris e Marcus chegam a um cruzamento. Eles se separaram, indo em duas entradas diferentes. Tris entra em uma simulação que a obriga a lutar contra si mesma. Percebendo que ela é mais desesperada do que sua simulação, ela força a simulação a dar-lhe uma arma, e mata a sua simulação. Quando ela entra no laboratório, ela encontra Tori gritando com Jeanine para reconhecer seu irmão, um divergente, que foi morto no comando de Jeanine. Tris desarma Tori, e depois de uma luta, ela tenta explicar que ela quer que Tori não mate Jeanine para que eles possam obter as informações de seu computador. Tori se recusa e mata Jeanine.
Tori esculacha Tris, dizendo que ela é traidora e tenta levá-la em custódia, enquanto Quatro confronta sobre o alinhamento com Marcus. Urias acompanha Tris andar de baixo, e à medida que atingem a área de exploração e para a Erudita sobreviver, eles encontram um Lynn feridos, e a confortam quando ela morre. Evelyn anuncia a instituição de um novo governo sem facção e da sociedade. Os audazes começam a protestar, mas ficam impotentes, pois as armas foram tomadas pela facção. Caleb, Marcus, e Quatro, em seguida, entrar na sala, o casalzinho faz as pazes e Tris crê que todos os segredos entre eles se foram para sempre. Telas na sala começa a jogar as informações recuperadas por Quatro e Caleb: um vídeo antigo com uma mulher chamada Amanda Ritter, que mais tarde leva a identidade de Edith Prior, a partir de uma luta organização de justiça e paz. Amanda explica que o mundo tinha se tornado corrupto e o sistema de facção foi criado como a cura para essa corrupção, como uma forma de ajudar a sociedade a recuperar o sentido moral que tinha perdido. A cidade foi colocada longe do resto do mundo, mas quando aqueles identificados como Divergentes tinham aumentado em números, Amizade abriu o muro para sempre e a população entra novamente no mundo.
Terceiro livro: Convergente
Tris fica chocada ao descobrir que os Divergentes deveriam ser enxotados da cidade, e sua sogrinha Evelyn vira a líder de tudo. Ela obriga todo mundo a viver sob suas ordens e sem facção. Tem mais pancadaria, Tris questiona os motivos de Evelyn e acaba sendo sequestrada por uma facção rebelde: a Convergente, que quer fugir da cidade e voltar ao seu antigo modo de vida. Caleb é julgado por ter ajudado Jeaninne, Tris não perdoa seu irmão e ele é condenado a morrer em duas semanas. As líderes da Convergente, Cara e Johanna, mandam o povo dar um pulinho na cidade pra descobrir como era seu antigo modo de vida. Tris concorda, se elas deixarem que Caleb vá também. Aí, Tobias e Zeke libertam o maninho de Tris e eles, junto com Christina, Urias, Tori e Pedro, se mandam, e Tori morre no meio do caminho. Eles são guiados por Zoe e Amar, um instrutor de Tobias que todos pensavam que tinha morrido. Todos vão pro Bureau of Genetic Bem-Estar, onde se encontram com George, o irmão de Tori, que também era Divergente dado como morto. Aqui, Tris e seus amigos sabem a verdade sobre sua sociedade: várias gerações atrás, o governo acreditava que os problemas da sociedade resultaram de genes das pessoas ruins. Em uma tentativa de criar uma sociedade melhor, começaram a corrigir genes das pessoas com resultados desastrosos. Para corrigir seu erro, o governo criou "experiências", estabelecendo cidades isoladas em todo os restos dos Estados Unidos, na esperança de levantar o suficiente de indivíduos geneticamente puros (divergentes) para corrigir o "dano genético", na esteira da Guerra da Pureza .
Tris e Tobias, sendo dois dos únicos divergente que chegaram, são testados por Mateus e Nita para verificar e estudar a sua divergência. Enquanto Tris é mostrado para ser verdadeiramente divergente, a estrutura genética de Tobias indica que seus genes ainda estão "danificados". Tobias fica furioso com a notícia e começa a acreditar que ele é um ser humano danificado. Mateus então traz Tris para o líder do Bureau, David, para descobrir a verdade sobre sua mãe. Simpatizando com seu desejo, David dá Tris diário de sua mãe. Enquanto isso, Tobias é secretamente convidado a participar de uma rebelião, liderada por Nita, que também é geneticamente danificada. Ela diz a ele que a Mesa está mentindo quando dizem dano genético é a causa dos problemas da sociedade. Ela tem a intenção de demonstrar que os geneticamente puros são falhos também. Tobias diz a Tris sobre o plano, vai contra o aviso do Nita para mantê-lo em segredo. Tris é cética sobre as intenções de Nita, mas Tobias a acusa de estar com ciúmes de Nita e ela concorda em ajudar.
Aí, rola o ataque, Urias fica gravemente ferido, mas Tris salva David e para o ataque, enquanto Nita vai presa por seu crime. Tobias pede pra Tris perdoá-lo, mas ela briga com ele. Tris é convidada a liderar um cargo na Bureau e é informada sobre a guerra dos Convergentes com Evelyn e sua facção. David fica doido pra acabar com a violência e quer manter a todo custo o trabalho de sua vida, mesmo que um bocado de gente morra pra isso. Ele resolve usar o soro da memória pra todo mundo da cidade se esquecer e ele possa fazer sua experiência de começar com uma ardósia limpa. Tris também aprende que a Mesa criou os soros que levaram à destruição da Abnegação e da escravidão dos audazes. Repelida por ações da Mesa e pela decisão de Davi, Tris reconcilia com Tobias. Com seus amigos, ela começa a elaborar um plano para salvar sua cidade e corrigir falhas ideais da Mesa. Eles decidem entrar no Weapons Lab e usar o soro da memória para limpar as memórias do Bureau para evitar qualquer discriminação e pensamento baseado em "dano genético". O laboratório, no entanto, é protegido por uma dose fatal do soro da morte, tornando a missão suicida. Caleb se voluntaria para o papel, e em lágrimas pede a Tris que o perdoe por tudo que ele tem feito, e Tris diz que sim. Ao mesmo tempo, o soro da memória está para ser lançado, Tobias, Christina, Pedro e Amar pretendem ir para a cidade para inocular seus entes queridos contra o soro e amarrar as pontas soltas.
Christina é capaz de recuperar a doses de soro de inoculação que irá neutralizar o soro de memória e instrui o grupo a injetar-se com ele. Tobias percebe que Peter apenas finge injetar-se com o soro de inoculação. Christina dá um frasco extra de soro de memória para Tobias, para uso contra Marcus (seu pai) ou Evelyn (sua mãe), na esperança de pôr fim ao conflito na cidade. Tobias decide enfrentar Evelyn. Levando Pedro e do frasco de soro da memória, Tobias encontra-se com sua mãe e lhe dá a opção de beber, o que permitirá a ela acabar com o conflito, nascer de novo e tornar-se sua mãe novamente. Ela abraça Tobias sem tomar o soro. Reúnem-se com Johanna e Marcus para resolver um fim para o conflito. Na saída da sede Erudita, Peter lamenta sobre seu mau comportamento e tendências violentas, que ele sabe que nunca vai mudar, e optar por tomar o soro da memória para se tornar uma nova pessoa e esquecer as suas más ações. Tobias dá Peter soro, apagando sua psique para o bem.
No Bureau, Caleb está pronto a sacrificar-se, mas ele e Tris, que o acompanhou, são emboscados pelos guardas da Mesa. Tris puxa a arma para Caleb e decide realizar a missão em vez de permitir que seu maninho faça, pois ela sabe que ele só se ofereceu por culpa, e não por amor a Tris. Ela espera que sua resistência à soros irá incluir a variante da Morte. No entanto, como ela não sabe se ela vai sobreviver, Tris diz Caleb que se ela não voltar, ele deve dizer a Tobias ela não queria deixá-lo.
Tris destrói a entrada para o laboratório e é exposta ao soro morte, mas sobrevive. David revela-se dentro do laboratório e explica que seu conluio com o geneticamente danificado não passou despercebido. Determinado a manter a ordem e manter-se firme às suas crenças, David atira em Tris, que arremete para o soro da memória e o libera. Depois de ser baleada por David, ela vê sua mãe chegar até ela e ela aceita alegremente seu abraço, sucumbindo aos seus ferimentos. Tris morre. Tobias, Pedro e Christina retornar ao composto e são informados da morte de Tris. Tobias está tomado pela dor, tristeza e vazio na esteira da morte de sua amada. Caleb lhe dá mensagem final de Tris, irritando Tobias, pois Tris morreu por Caleb, mesmo depois de sua traição. Antes de ir embora, Caleb só responde que Tris o amava. Urias é retirado de suporte de vida - uma decisão tomada por Zeke e sua mãe - com Tobias ainda acreditando que a morte de Urias, foi parcialmente culpa dele. Tobias retorna para sua casa no setor da cidade Abnegação e começa a beber o soro da memória, mas é interrompido por Christina, que o lembra de como Tris teria desaprovado Tobias largar a pessoa que ela se apaixonou. Reconhecendo a necessidade de seguir em frente, Tobias e Christina caminham de volta juntos.
Dois anos e meio depois, Chicago está finalmente em paz, com todo da cidade. No que teria sido o Dia da Escolha, Tobias libera as cinzas de Tris, para ele superar seu medo de altura e passeios da tirolesa - um feito realizado por Tris durante seu tempo como iniciante. Suas memórias de Tris ainda permanecem, mas Tobias aceita tudo o que ele passou e reflete sobre sua crença de que o sofrimento pode curar.
"Divergente" nos cinemas: Theo James será o Quatro. Shailene Woodley será a Tris, Jai Courtney será Eric, Zoe Kravitz será Christina, Maggie Q será Tori, Miles Teller será Peter e Ansel Elgort será Caleb |
É... O que teve de gente que ficou com raiva da autora só porque ela matou a protagonista... JK Rowling não teve a mesma coragem com Harry Potter, mas os fãs verdadeiros dessa saga estão aguardando ansiosamente pelo filme do primeiro livro, Divergente, que já tem um trailer rodando na Web e vai chegar aos cinemas americanos no dia 21 de março.
Só porque ela matou a protagonista? Eu jamais a perdoarei por isso! Mas não deixo de aplaudir a coragem dela, como a JK, eu não conseguiria fazer o mesmo.
ResponderExcluirEste foi o final mais TOSCO que eu já vi na minha vida ! A trilogia tinha tudo pra dar certo ! Até a autora estragar tudo e jogar a merda no ventilador matando a PROTAGONISTA!! --"
ResponderExcluirTem vezes que o filme pode ter um final diferente do que os livros bem que a tris poderia só ficar doente e Tobias iria cuidar dela lindo né mas no filme não quero que ela morra pois muitos esperam tudo se resolver logico que depois de muitas lutas né e o casal ver tudo do jeito deles livres de facção vamos esperar p ver .
ResponderExcluir