terça-feira, 12 de novembro de 2013

Os efeitos negativos do horário de verão


Fatalmente odiado por uns e amado por outros, o horário de verão confunde a vida de todos os brasileiros. Os que o adotam (Centro-Oeste, Sudeste e Sul) tem que acordar mais cedo, reajustar seu relógio, voltar pra casa com o dia ainda claro, fazer o organismo se acostumar com o novo horário... E os que não adotam (Norte e Nordeste) sofrem para se acostumar com os horários da TV, dos bancos, do Enem, entre outras coisas.
Pensando nisso, o Megacurioso pesquisou quais realmente são os efeitos negativos que o horário de verão tem sobre a nossa saúde.

1 - Mais ataques cardíacos?

Em 2008, uma equipe de pesquisadores suecos conduziu um estudo que apontou que as três semanas que sucedem a alteração de horário mostram um aumento de 5% nos índices de ocorrências de ataques cardíacos em relação a outras épocas do ano. De acordo com outro estudo publicado no New England Journal of Medicine, esse acréscimo nos registros de acidentes cardiovasculares pode ser provocado devido à mudança nos padrões de sono que o horário de verão causa nas pessoas.
Várias pesquisas já demonstraram que a falta de sono é capaz de aumentar as chances de inflamação no organismo e o nível de atividade do sistema nervoso autônomo simpático. Ambas alterações podem gerar alterações metabólicas muito significativas à saúde das pessoas.

2 - Mais acidentes de carros?


A teoria sobre o aumento no número de acidentes durante o horário de verão gera opiniões distintas entre os estudiosos. Mesmo assim, a versão mais aceita é que mudanças súbitas no padrão de sono das pessoas tendem a diminuir a capacidade de concentração e de percepção dos seres humanos. Por essa razão, pode-se afirmar que há um aumento no risco de potenciais acidentes, incluindo os casos de colisões violentas.

3 - Alterações significativas no “relógio biológico”?

Uma hora pode não parecer tempo suficiente para significar muita coisa, mas pode ter certeza de que isso já é o bastante para alterar o funcionamento do relógio biológico humano. E essas mudanças podem afetar o seu ritmo cardíaco, suas funções de imunidade e defesa de seu organismo e até mesmo desregular suas “costumeiras” idas ao banheiro.

4 - Redução da produtividade?

Se no horário de verão os distúrbios de sono ficam mais evidentes, não é nem um pouco impressionante concluir que as primeiras semanas do “novo horário” fazem com que as pessoas se sintam mais cansadas. E funcionários cansados tendem a ser mais dispersos, o que certamente diminuirá sua produtividade.

5 - Mais acidentes de trabalho?

Funcionários cansados, desatentos e menos produtivos estão mais sujeitos a sofrerem acidentes de trabalho. Além de parecer uma questão lógica, isso também foi o resultado a que chegou um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, que analisou dados de uma empresa referentes a um período de 23 anos.

6 - Aumento do tempo ocioso na internet?

Isso mesmo: o horário de verão pode fazer com que você perca mais tempo olhando artigos de entretenimento inútil na internet. Tudo bem que isso não afeta realmente o seu organismo, mas certamente afetará a sua produtividade diária em toda a sua rotina normal de trabalho e afins. A não ser que você esteja lendo o Besteiras Bestificantes, o que, segundo os estudos da Institute Booby Donkey, provoca um excelente aproveitamento de seu tempo ocioso, aumentando seu  astral para encarar o restante do dia!

E tem mais!

Dores de cabeça, mau humor, alterações na vontade de comer e até aumento de criminalidade (pesquisa na Universidade da Virginia mostrou que a taxa de crimes aumentou em 7% no período do ano com a hora adiantada) podem sofrer influências do horário de verão! Baseado nisso, bem fizeram os agentes rodoviários baianos, que fizeram um movimento para obrigar Jaques Wagner a desistir de adotar o horário de verão em 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário