sábado, 1 de março de 2014

Saiba (quase) tudo sobre o Oscar


A cerimônia de premiação do Oscar vai ser amanhã (02), e por causa do Carnaval, a Globo não vai transmitir, só vai exibir um compacto fuleiro na segunda. Mas o Besteiras Bestificantes trouxe para você algumas informações sobre essa premiação tão badalada do cinema.

A premiação



Ocorre desde 1929, e premia os melhores trabalhos de Hollywood. Desde 1958, eles premiam o melhor filme estrangeiro, é televisionada desde 1953 (primeiramente nos EUA e no Canadá), em 1966, aconteceu a primeira exibição do Oscar a cores, e desde 1969, a cerimônia do Oscar é exibida em âmbito internacional. Atualmente, os prêmios da Academia são exibidas ao vivo pela TV para mais de 200 países, se tornando assim um dos maiores eventos televisionados do mundo.

Concorrem ao prêmio todos os filmes apresentados durante pelo menos uma semana em no mínimo três cinemas do distrito de Los Angeles no ano anterior à cerimônia, e os membros da Academia indicam os cinco selecionados para a escolha final dentro de sua própria categoria (atores indicam atores, diretores indicam diretores etc). Após a seleção dos cinco finalistas em cada categoria, todos os membros votam e elegem um dos indicados (ou nomeados) ao prêmio em suas respectivas modalidades.

A estatueta




A estatueta mais cobiçada do mundo é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. Seu nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia, e seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

Concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, não sofreu mudanças até hoje, nos 80 anos em que já foi entregue. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi confeccionada em gesso pintado com tinta dourada, porque era época de guerra e o governo americano estava economizando no metal. Após o conflito, os agraciados com estes Oscars tiveram seus prêmios trocados pela estatueta original.

A versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado, é a que concede a autoria dele à Margareth Herrick, secretária-executiva da Academia, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dizendo que a estatueta era parecida com seu primeiro marido. De qualquer modo o apelido pegou de tal maneira que hoje – e há muitos anos - é o nome pelo qual o prêmio é conhecido mundialmente.

Curiosidades



  • A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em 1929 e foi a mais curta da história: durou 15 minutos. 


  • Os únicos atores a ganharem prêmios fazendo o mesmo personagem em sequências foram Marlon Brando e Al Pacino. Ambos interpretaram Don Corleone, o primeiro em “O Poderoso Chefão” (1972) e o segundo em “O Poderoso Chefão II” (1974). Aliás, "O Poderoso Chefão II" é até agora a única sequência a vencer o Oscar de Melhor Filme.

  • "Pinóquio" (1940) foi a primeira de muitas animações a vencer na categoria Melhor Música Original, com a canção "When You Wish Upon a Star". Eram apenas prêmios honorários, mas o Oscar de Melhor Filme de Animação existe desde 2002.

  • Em 1942, a atriz Greer Garson recebeu o Oscar por sua atuação no filme “Rosa da Esperança” e fez um discurso de “apenas” uma hora. Atualmente, os discursos são limitados a 45 segundos, para o evento cumprir com o tempo de duração previsto. Por isso, quando esse tempo é estourado, os organizadores colocam uma música constrangedora que corta a fala de quem está ao microfone. Em 2013, a Academia decidiu inovar: tocou o tema de "Tubarão", de Steven Spielberg, sempre que algum ganhador estendia demais o seu discurso.

  • Heath Ledger e Peter Finch foram os únicos atores da história a receber um Oscar póstumo, por "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2009) e "Rede de Intrigas" (1976), respectivamente. James Dean, Spencer Tracy e Massimo Troisi foram indicados, mas não levaram o prêmio.

  • O recorde de estatuetas vencidas pertence a três filmes, empatados com 11 prêmios: “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “Senhor dos Anéis: O Retorno Do Rei” (2003). Na Wikipédia tem uma lista com os filmes que receberam mais do que dez indicações (Com destaque para "Titanic" e "A Malvada", que receberam 14 indicações). Já os filmes "Momento de Decisão" (1977) e "A Cor Púrpura" (1985) são considerados os mais azarados da história do Oscar, pois cada um deles foi indicado a 11 prêmios, mas voltaram para casa de mãos abanando.


  • No ano passado, Quvenzhané Wallis, de apenas 9 anos, se tornou a mulher mais jovem da história a ser indicada ao troféu de Melhor Atriz, pelo filme independente "Indomável Sonhadora" Ela perdeu o prêmio para Jennifer Lawrence, que é a mais jovem a ganhar três indicações. A atriz mais nova a ganhar uma estatueta foi Tatum O’neal, de 10 anos, em "Lua de Papel". A mais velha foi Jessica Tandy, aos 81 anos, por “Conduzindo Miss Daisy”.


  • Entre os homens, o mais jovem a ganhar um Oscar é Timothy Hutton, Melhor Ator Coadjuvante aos 20 anos por "Gente Como a Gente", de 1980. O mais jovem indicado é Justin Henry, que foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante aos 8 anos por 'Kramer vs. Kramer', de 1979. Ao vencer como ator coadjuvante por Toda Forma de Amor, Christopher Plummer, de 82 anos, bateu o recorde de artista mais velho a receber um prêmio por sua atuação.


  • O compositor Alan Menken é a pessoa viva com maior números de Oscar: oito. Walt Disney e o maior vencedor da história, tendo recebido vinte e dois prêmios da Academia, mais quatro honorários.

  • Meryl Streep, indicada ao Oscar pela 18ª vez por seu papel em "Álbum de Família", é a recordista em indicações ao Oscar entre os atores, e já faturou três estatuetas. A primeira veio em 1980, com o filme "Kramer vs. Kramer". A segunda, em 1983, por "A Escolha de Sofia". Quase três décadas depois, foi premiada ao interpretar Margaret Thatcher em "A Dama de Ferro", em 2012.


  • Hattie McDaniel, melhor atriz coadjuvante por "E O Vento Levou" (1940) foi a primeira pessoa negra a receber um Oscar. Hattie fez história, também, por ser a primeira afro-americana convidada para a cerimônia, em sua 12ª edição. Mesmo tendo o talento reconhecido, a atriz não pôde sentar com os colegas de elenco e ficou em uma mesa no fundo do salão. Já nas categorias principais, uma vitória aconteceu apenas em 1963, com Sidney Poitier, por "Uma Voz nas Sombras". A única mulher negra na história a receber um Oscar de melhor atriz foi Halle Berry, por "A Última Ceia" (2002).

  • Entre os diretores, o grande campeão é John Ford. Ele conseguiu quatro estatuetas em sua carreira, por "The Informer" (1935), "Vinhas da Ira" (1940), "Como Era Verde Meu Vale" (1941) e "Depois do Vendaval" (1952). Mas, para as diretoras, a situação sempre foi bem difícil, pois apenas quatro mulheres já foram indicadas: Lina Wertmuller ("Pasqualino Sete Belezas", 1976), Jane Campion ("O Piano", 1993), Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros", 2003) e Kathryn Bigelow, por "Guerra ao Terror", em 2009, que foi a primeira a vencer.


  • O Brasil já teve vários filmes indicados ao Oscar, mas o único vencedor foi "Orfeu Negro" (1959), porém é creditado como produção francesa por causa de seu diretor, o francês Marcel Camus. "O Beijo da Mulher-Aranha" (1985), uma co-produção norte-americana, e "Cidade de Deus" (2002) são as produções brasileiras que mais receberam indicações: quatro cada. Fernanda Montenegro é a unica atriz brasileira indicada em uma categoria de atuação (Melhor Atriz) pelo filme "Central do Brasil" (1999), mas ela perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow. Neste ano, não temos nenhum representante.

  • Único filme produzido fora dos Estados Unidos ou Inglaterra a ganhar o Oscar de melhor filme, o chinês/italiano "O Último Imperador" (1987), de Bernardo Bertolucci levou nove estatuetas, vencendo todas as categorias nas quais foi indicado. Em 2012, mesmo levando o de melhor filme, o francês "O Artista" ficou com cinco e não bateu o recorde.

Cartaz de "Gravidade"
  • Nas categorias principais, houve empate apenas duas vezes. A primeira, em 1932, quando Fredric March e Wallace Beery foram premiados como melhores atores. Barbra Streisand e Katharine Hepburn tiveram o mesmo número de votos na disputa de melhor atriz de 1969.

  • Dentre todos os aspirantes ao prêmio de melhor filme na história do Oscar, "Gravidade" é o que tem o menor elenco, com apenas dois atores: Sandra Bullock e George Clooney. A indicação de Sandra na categoria Melhor Atriz faz com que metade do elenco que aparece em cena esteja concorrendo às premiações para atores.
O que tem de ator indicado para o prêmio roendo as unhas de ansiedade... E todos os cinéfilos do planeta estão em polvorosa, contando os segundos para a entrega das estatuetas. Mas, para quem é rico tem TV paga, a TNT vai exibir a premiação a partir das 8 e meia da noite! E o site da emissora vai disponibilizar para os pobres mortais o áudio da festinha. Vai ser como escutar atrás da porta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário