Quem assistia "Todo Mundo Odeia o Chris" na Record se lembra do episódio em que Chris e seus colegas têm que cuidar de um ovo como se fosse um filho durante uma semana e contar o que acharam. Lembram também que os alunos foram divididos em casais, Chris ficou sobrando e a professora Srta. Morello quis assim para que ele representasse um pai solteiro e deu a ele um ovo negro, ou seja, um ovo mais escuro do que o normal. Aí, você se pergunta: porque as galinhas põem ovos brancos e negros? Será a raça do ovo ou a dieta? Baseado nisso, o Besteiras Bestificantes caçou alguns livros de Biologia e sites interessantes para explicar essa diferença.
Galinha caipira |
Muitas pessoas falam que os ovos escuros têm maior qualidade e um gosto diferente, além de que são bons para fazer pães. Outros dizem que os ovos brancos são ótimos para fazer bolos ou omeletes e possuem mais nutrientes. Há até quem acredite que um possui aditivos químicos e outro é mais natural. Mas isso tudo não passa de mito.
Sim, os dois tipos de ovos têm os mesmos nutrientes, o mesmo gosto e são igualmente bons para fazer pães e bolos. As duas únicas diferenças são a cor e o valor no supermercado! O que alteraria o sabor e a consistência seria você alimentar uma galinha com uma ração diferente da que é dada pelas grandes empresas fabricantes de ovos.
Se você criar galinhas de penas vermelhas ou escuras, os ovos serão mais escuros. E, se criar as de penas brancas ou claras, os ovos terão a casca branca. E, nos dois casos, se manter a mesma dieta, o sabor será igual também. Ou seja, é a genética da galinha que determina a cor dos seus ovos.
Mas estes aqui exageraram, hein? |
Mas não são só os ovos brancos, vermelhos, negros e pretos que as galinhas chocam. Também podem surgir ovos em tons esverdeados! Segundo a veterinária Liliane Cabral, cada raça ou linhagem de galinha tem a sua própria cor dos ovos. E algumas espécies, como ameraucana e araucana, e até mesmo a tradicional galinha caipira, têm como característica botar ovos de tudo quanto é cor. Que galinha mais sem preconceitos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário