Uma coisa que todo mundo sempre s pergunta é por que a potência dos motores é medida em cavalos. Afinal, cavalo é bicho e aparentemente, não tem nada a ver com unidade de medida. Mas na verdade, cavalos e motores têm tudo a ver! E é isso que o Besteiras Bestificantes vai te explicar.
James Watt |
É tudo culpa das minas de carvão, que utilizavam de cavalos para conduzir as carroças. Isso era comum na metade do século XVIII, época em que viveu o engenheiro escocês James Watt (1736-1819). Ele queria criar uma máquina a vapor perfeita e super potente, então ele se utilizou dos cavalos para calcular a potência. Watt calculou que, em média, um cavalo conseguia subir 100 quilos de carvão a uma certa altura por minuto. Na hora de generalizar a medida, ele aumentou a carga em 50% e instituiu a unidade de "um cavalo de potência" como a força necessária para levantar 150 quilos por 30 metros de altura em um minuto.
Essa imagem é uma representação do esquema de Watt |
Esse tipo de medição pegou e atravessou os séculos com a sigla HP (de Horse-Power, ou "Potência de Cavalo", em inglês). O hp não pode ser confundido com o cavalo-vapor (cv), que tem um valor ligeiramente distinto (hp = 745,7 W e cv = 735,5 W). Ao final do século XIX, o Sistema Internacional de Unidades (SI) adotou o watt (W) como unidade de medição de potência. Exatamente: o inventor James Watt foi homenageado em decorrência de suas contribuições no campo da engenharia, tendo seu sobrenome entrado no rol dos padrões métricos internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário