É... Não foi dessa vez que vimos Sérgio Mallandro correr de fio dental em Copacabana... Ontem o STJD julgou e condenou a Portuguesa e o Flamengo a perderem quatro pontos (três pelo erro e mais o ponto (um) da partida em questão – o empate por 0 a 0 contra o Grêmio) por escalação irregular de jogadores que tinham sido expulsos. Ainda cabe recurso, mas vai ser difícil pra Lusa reverter sua situação. O caso do Flamengo é diferente. André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil e foi suspenso por uma partida, em julgamento também realizado na última sexta-feira. Mesmo assim, o jogador entrou em campo no sábado contra o Cruzeiro. No entanto, o clube entende que o lateral esquerdo já havia cumprido a pena ao não enfrentar o Vitória no dia 30 – primeira partida após receber o cartão vermelho.
Com isso, a Portuguesa ficou em 17º lugar, o Flamengo em 16º e o Fluminense em 15º, tendo o Flamengo se salvado com a perda de pontos da Portuguesa.
A burrice dos dirigentes da Portuguesa em confiar só no advogado, que foi como o único representante do time no julgamento da expulsão do meia Heverton e em permitir que o técnico Guto Ferreira, que afirmou não saber do resultado da decisão, tirou o time da elite do futebol brasileiro, que terá que se juntar ao Vasco, à Ponte Preta e ao Náutico na disputa pelo acesso em 2015.
Aparentemente, o Fluminense não precisou fazer nada para rebaixar a Lusa, mas a história diz o contrário. Nos anos 90, o Flu levou vantagem no caso Ives Mendes, em que o Jornal Nacional revelou um esquema de corrupção que beneficiou alguns times, e o rebaixamento do Fluminense e do Bragantino foi cancelado. Sem falar que o clube foi parar na terceira divisão e com a mudança das regras provocada pela tal copa João Havelange, o clube literalmente foi de tapetão voador para a primeira divisão (saiba mais detalhes desses casos clicando aqui).
Mas, se a Lusa tivesse ganhado, o Corinthians estaria rebaixado. No jogo do clube contra a Portuguesa, em 29 de setembro, Emerson Sheik foi flagrado por câmeras dando uma cotovelada em Ferdinando, da Lusa. O jogador não foi expulso – portanto não cumpriu suspensão na partida seguinte -, mas acabou denunciado no STJD dias depois.
No dia 18 de outubro, uma sexta feira, Sheik foi condenado no STJD com um jogo de suspensão. O jogador não entrou em campo no dia 19, na partida contra o Criciúma. Já na rodada seguinte, contra o Santos, Sheik participou normalmente do jogo, que terminou em empate.
Se a tese da Lusa tivesse vencido, o Corinthians deveria perder quatro pontos porque Sheik não poderia ter disputado a partida contra o Santos. Ou seja, não jogar contra o Criciúma não teria efeito de cumprimento da pena. Assim, com 46 pontos e menos vitórias que Fluminense e Criciúma, o Timão estaria rebaixado para a série B. Mas isso nunca iria acontecer.
A CBF disse que não se tratava de mais uma"virada de mesa" do tricolor carioca, e sim uma questão de cumprimento de lei. Mas isso não deixa de ser uma grande injustiça com a Portuguesa, que ao contrário do Fluminense, não tinha um técnico badalado e um elenco estelar, mas conseguiu reagir no campeonato e na última rodada estava tranquilo, pois somente uma catástrofe poderia rebaixar o clube. Pois bem: A catástrofe aconteceu.
Outras viradas de mesa
1982 - Santos
A primeira delas ocorreu em 1982, quando a classificação para a Taça de Ouro, equivalente à Série A do Campeonato Brasileiro, do ano seguinte se dava pela pontuação do campeonato estadual. Na ocasião, o Santos ficou na 10ª colocação do Campeonato Paulista e, portanto, deveria disputar a Taça de Prata. No entanto, o Peixe foi "convidado" a disputar a Taça de Ouro pela CBF, assim como o Vasco, no ano seguinte.
1986 - Vasco e Botafogo
No Brasileirão de 1986 houve nova "canetada": o regulamento previa, na primeira fase, a classificação de seis equipes em cada grupo de 11 times. O Vasco e o Botafogo se beneficiaram da perda de pontos de Joinville e Portuguesa e se classificaram mesmo tendo terminado entre os últimos.
1992 - Grêmio, Coritiba, Santa Cruz, Fortaleza, Ceará, etc.
Em 1992 aconteceu fato ainda mais gritante. O Grêmio estava na segunda divisão e, segundo o regulamento, apenas as dias melhores equipes deveriam subir à primeira divisão. O Paraná foi o campeão da segundona naquele ano, e o Vitória foi o vice, logo, apenas os dois deveriam subir. Mas, devido à má fase do time gaúcho no torneio, a CBF mudou as normas e decidiu classificar nada menos que 12 equipes para a Série A de 1993: Coritiba, Remo, Santa Cruz, Criciúma, América Mineiro, Fortaleza,União São João, Ceará, Desportiva e Coritiba se deram bem.
1996 - Fluminense e Bragantino
Em 1996 aconteceu o primeiro caso de virada de mesa do Fluminense. Rebaixado para a Segundona, o Flu permaneceu na Série A, graças a um suposto escândalo de arbitragem, que fez com que o descenso fosse abolido naquele ano. Os dirigentes até abriram um champanhe pra comemorar. No ano seguinte, o Fluminense foi rebaixado novamente e, para tristeza de seus torcedores, sofreu novo rebaixamento, desta vez para a Série C, em 1998.
1999 e 2000 - Botafogo, Fluminense, Bahia...
Em 1999, porém, novo escândalo envolvendo o São Paulo e o Botafogo acabou por beneficiar os clubes cariocas. O Tricolor Paulista perdeu pontos no tapetão pela escalação irregular do atacante Sandro Hioroshi, em uma interpretação polêmica do STJD. Beneficiado, o Botafogo evitou o rebaixamento.
O que se seguiu foi uma tremenda confusão que fez com que o Fluminense "pulasse" de divisão. Prejudicado, o Gama (DF) conseguiu liminar a seu favor na Justiça Comum criando um grande imbróglio e, com isso, o Campeonato Brasileiro de 2000 virou a Copa João Havelange, com a participação de mais de cem clubes, incluindo times de várias divisões.
A maior virada de mesa do futebol brasileiro acabou beneficiando o Fluminense: campeão da Série C em 1999 com Carlos Alberto Parreira no comando e Roger como seu grande destaque, o time acabou pulando da terceirona para a elite nacional, compondo o módulo azul do Clube dos 13, com o Bahia, que disputariam a Série B daquele ano, assim como o Juventude, rebaixado em 1999 e o América/MG, que fora rebaixado em 1998.
Mas, o Fluminense não teria vencido o campeonato se não fosse por uma acusação de irregularidade do jogador do São Raimundo, muito menos se o Serra não tivesse perdido seus pontos conquistados na vitória contra o Náutico. Resultado: o time amazonense perdeu o ponto do empate e o Fluminense... bem, você já sabe o que aconteceu.
2005 - Corinthians
Em 2005 ocorreu o último grande escândalo. Devido a um esquema envolvendo partidas apitadas por Edilson Pereira de Carvalho, 11 jogos foram anulados por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no episódio batizado de "Máfia do Apito". Entre essas partidas, dois jogos em que o Corinthians havia perdido foram remarcados e o Timão conseguiu quatro pontos, aumentando sua vantagem na liderança. No final da competição, o time paulista ficou com o título, com 81 pontos, quatro a mais que o Internacional, vice-campeão.
Times afetados pelas decisões
Portuguesa: #LUTOETERNO... Segundona... Ora pois, não merecíamos cair! Lutamos como bravos gajos, mas pelo visto não adiantou de nada... Este futebol brasileiro é um roubo! Já estava tudo combinado, foi uma grande conspiração que nos fez cair pra série B! Mas isto não vai a ficar como está. #FluminensePagueSérieB...
Flamengo: Salvo pelo gongo. Mas eu queria mesmo era ver o Fru-fruminense pagar a série B! Tudo mafioso, concordo com o que a Lulusinha disse... Tá puxado, ninguém merece! #PagueSérieB #FicaLusa. #FuminenC!
Fluminense: Salvo pelas regras. Tapetão seria se a Portuguesa ficasse, mas caiu, né, então só resta comemorar! Tomara que o Fred fique, o urubu do Cruzeiro já tava cercando nosso ídolo. Com ele em campo a gente não caiu em 2009 e em 2014 a gente vai ser campeão, pode escrever aí! #ChupaLusa! #ChupaUrubus! #ChupaTodoMundo!!! #FluzãoTimeDePrimeira! #ALeiDevePrevalecer!
Vasco: Meu esquema não deu certo, mas vou continuar tentando... Afinal, se os frutinenses conseguiram, porque nós, que somos muito mais espertos, não vamos? Aquele jogo lá contra o Patético Paranaense devia ter sido remarcado, o juiz ficou enrolando lá e já nem tinha mais clima de jogar, tanto é que a gente tomou quatro gols... #VamoQueVamo #VascoSérieA2014 #FicaVascão!
Corinthians: Tinha chance de cair? Eu nem sabia. Bom, já que não caímos, então agora é hora de se livrar dos pesos mortos que só querem saber de farra e não fazem nada em campo, pra gente ganhar tudo em 2014! #TimãoCampeãoDeTudo2014! #ChupaAntis! #Libertadores2015!
Icasa: Tamos tentando tirar uma casquinha... Afinal, a Portuguesa foi burra e escalou atleta suspenso porque quis. O Fluminense também não merece ficar na Série A, pois não joga nada. Até o lanterna da segundona jogava melhor. Então, nada mais justo que nós, que suamos, lutamos em campo e conseguimos arduamente o quinto lugar, fiquemos com a vaga da Portuguesa e joguemos a Série A no ano que vem. #VamoIcasa!
Bahia: O que é que o meu Esquadrão de Aço tem a ver com essa bagaceira toda? Ah, a gente levou a vaga direta pra Sul-Americana... Nem queria... Vai ver é o destino, né? Será que o Bahêa vai ter o seu título internacional no ano que vem? Ah, mas se a gente ganhar... Se a gente ganhar, aquele timinho sem estrela vai ficar se remoendo de inveja! #AvanteEsquadrão! #BahiaMinhaPorra! #SulAmericana2014! #BoraBahêa!
Cruzeiro: Também perdemos pontos, mas e daí? Somos campeões com várias rodadas de antecedência, só vendo quem iria ser o nosso vice, que estava a léguas de distância de nós! Só de boa, aqui curtindo o nosso tricampeonato e torcendo pro Raja eliminar o Atlético do Mundial! Ano que vem é tudo nosso! #DaleCruzeiro!!! #RumoAoTetra2014! #RajaDesdeCriancinha!
Pra Fechar...
Pequena curiosidade: O mascote do Fluminense é o Cartola, que foi criado em 1943 pelo chargista argentino Lorenzo Mollas e objetiva mostrar a ligação do Fluminense com a nobreza e a fidalguia brasileiras. É um cartola que usa fraque, traje que denotava refinamento, porque era fino, de educação superior e que só aceitava vencer em respeito às regras preestabelecidas. Hahaha... Piada pronta, né, gente?
Agora, fiquem com a cobrança implacável, não só da Portuguesa, como também por parte de todos os torcedores, para que o Fluminense cumpra suas dívidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário