quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bruxas x Sacis: Saiba a origem dessa treta


Todo dia 31 de outubro é assim: Vem uns malucos querendo farrear e usar fantasia porque hoje é Halloween  e aí aparecem outros malucos dizendo que isso é coisa dos imperialistas americanos, e que hoje é dia do Saci.
Mas, você sabe como surgiram essas datas?

31 de outubro: Dia do "Raluín"

O Halloween tem origem nas tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origens: A origem pagã, que tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que cultuava aos mortos. Acredita-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo; E a origem católica, que era comemorada desde o século IV pela Igreja da Síria, para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV  transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III  mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
E hoje, conforme vemos nos filmes, séries e desenhos americanos, as crianças aproveitam esta data para usarem fantasias macabras e coagir pobres adultos a darem doces pra eles, sob a ameaça de aprontar terríveis travessuras, e as famílias americanas se reúnem para cortar abóboras com caretas horríveis e fazer todo o tipo de sobremesas igualmente macabras em homenagem à data.

31 de outubro: Dia do Saci

O Dia do Saci surgiu como um projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelos patriotas comunistas Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta e difundida no nosso país através do imperialismo americano. E propôs-se que sua celebração fosse em 31 de Outubro.

Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. Lá foi com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o dia do Saci foi oficializado em Vitória (Espírito Santo); Poços de Caldas e Uberaba (Minas Gerais); Fortaleza e Independência (Ceará).

Segundo o professor de Filosofia da Faculdade Cásper Líbero Chico Nunes, que também é membro do SOSACI e coordena duas iniciativas inusitadas para resgatar a figura do Saci em São Paulo, a data é muito importante, pois é uma forma de valorizar a cultura nacional e resistir ao domínio imperialista dos EUA e da Inglaterra.

Outra curiosidade... o Saci é o mascote do Internacional. Para os torcedores não-neonazistas, é mais um motivo para homenagear o personagem querido do folclore tupiniquim.


31 de outubro segundo a Wikipédia

Conforme a enciclopédia virtual, hoje é o 304.º dia do ano no calendário gregoriano e só faltam 61 para 2014 chegar.
Drummond nasceu neste dia!
Foi neste dia, em 1517, que Martinho Lutero publicou as tais 95 teses esculhambando com a Igreja Católica da época, propondo a famosíssima Reforma Protestante. Também é uma data importante para o município de Morretes (PR), pois foi nesse dia, no ano de 1733, que a Câmara de Paranaguá determinou a demarcação de terras que formaram seu território. Para os EUA, também é uma data importante, pois em 1803, eles compraram o território de Louisiana e em 1864, Nevada se tornou o 36º estado de lá. Também é o dia da Independência da Hungria, que se deu no ano de 1918, e foi neste dia, no ano de 1925, que o general Reza Pahlavi chegou ao poder no Irã (que na época ainda se chamava Pérsia), derrubando o xá Ahmed. Em 1954, a Frente Nacional de Libertação da Argélia iniciou uma revolta contra o domínio da França neste mesmo dia. Já aqui no Brasil, o STF arquivou o inquérito contra Collor em 31 de outubro de 1996. E em 2010, a Dilma foi eleita presidenta (sic) do nosso Brasilzão! E no ano seguinte, nosso planeta alcançou a incrível marca de 7 bilhões de pessoas!
River Phoenix morreu neste dia...
Hoje é (ou seria) aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Larry Mullen Jr., baterista do U2 (1961), do incrível violonista do choro Raphael Rabello(1962-1995), do ídolo do Internacional e ex-técnico da Seleção Dunga (1963), do rapper Vanilla Ice (1967), do ex- jogador do Grêmio, ídolo do Palmeiras e ex-Fazenda Paulo Nunes (1971), da atriz Larissa Maciel (1977), do guitarrista da banda estadunidense My Chemical Romance Frank Iero (1981), da atriz, cantora e filha do Will Smith Willow Smith (2000), além de muitos outros.
E hoje é o 20º aniversário da morte do ator River Phoenix (1970), que esteve em filmes, como Conta Comigo (1986) e Garotos de Programa (1991), cuja vida terminou de forma inesperada e trágica, por overdose de drogas; e do grande cineasta italiano Federico Fellini (1920), que dirigiu filmes como A doce vida (1960), (1963) e Noites de Cabíria (1957).

Além do Dia das Bruxas e do Saci, hoje também é dia da Dona de casa, da Poupança, da Reforma na Alemanha, e também em Cabo de Santo Agostinho (PE), que também comemora hoje o dia de Ação de Graças.
Enfim, não importa se você prefere festejar para as bruxas, para os sacis, para a Igreja ou para as donas de casa, o importante é celebrar mais esse dia de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário