Atores da Globo, uns vipões e outros vipinhos, fizeram um vídeo chamado “Grito da Liberdade”, em que convocam seus fãs para uma manifestação no dia 31 de outubro, vulgo dia das Bruxas, no Rio de Janeiro. Wagner Moura, Leandra Leal, Marcos Palmeira, Mariana Ximenes, entre outros, falaram, embromaram e se revoltaram.
O vídeo já está circulando no Youtube, mas o povo, que não é bobo, já sacou que tudo isso não passa de oportunismo dessas celebridades. Em resumo, temos pessoas famosas e anônimas reclamando da violência e ao mesmo tempo defendendo os manifestantes que quebram tudo, e xingando os policiais que prendem e batem nos "baderneiros", a quem consideram presos políticos, e falam mal até mesmo da própria mídia para a qual trabalham, criticando sua distorção dos fatos.
Aí vem a Mariana Ximenes, com um sorriso cativante e envolvente, falar para o pessoal aparecer no Fórum no dia 31, pra se reunir 'prum' protesto porque ele vai ser lúdico e suuuuuuuuuuuper divertido, com diversas gincanas (tipo quem corre mais da polícia, quem destrói mais bancos, quem senta primeiro ou quem toma menos tiro de bala de borracha) e terá intervenções artísticas, com direito a uma festa de fantasia (sugiro que os que vão se vistam de bruxas, zumbis, ACMs fantasmas, etc, afinal, é Halloween, gentem!) e você ainda poderá conhecer seu ídolo e tirar foto com ele enquanto fogem juntos da confusão!
No “Grito da Liberdade”, há dois nomes que aparentemente foram os que convenceram os outros a falar e têm alguma atuação na política. Marcos Palmeira é dono de uma fazenda de produtos orgânicos e teria sido sondado pelo PSB para concorrer ao governo no Rio. E Wagner Moura militou a favor de Marcelo Freixo , que se candidatou para prefeito do Rio pelo PSOL no ano passado e se empenha em passar uma imagem contrária ao Coronel Nascimento, que interpretou em “Tropa de Elite”, considerado herói e exemplo para muitos dos PMs que vão enfrentar a rapaziada todo dia nas ruas do país.
Globais na política
Não é de hoje que as celebridades tupininquins se metem em política. Em 1989, na campanha de Lula para presidente, ele contou com o ilustre apoio de vários artistas –
dentre eles Marieta Severo, Lucélia Santos, Gal Costa, Roberto Bonfim, Chico
Buarque, Lídia Brondi, José Mayer, Cristina Pereira, Tássia Camargo, Cláudia
Abreu, Malu Mader, Betty Faria, Walter Breda, Aracy Balabanian, Marcos Winter,
Hugo Carvana, Joyce, Flávio Migliaccio, Chico Díaz, Beth Carvalho, Reginaldo
Faria, Jonas Bloch, Arlete Salles, Otávio Müller, Felipe Camargo, Wagner Tiso,
Carla Marins, Armando Bogus, Elba Ramalho, Adriana Esteves, Marcos Paulo,
Guilherme Leme, Cláudio Marzo, Eliezer Motta e Joana Fomm – no horário
eleitoral gratuito da Frente Brasil Popular (formada por PT, PCdoB e PSB) em
rádio e televisão. O videoclipe foi produzido por Paulo Betti e Adair José e
dirigido por Paulo José. Um outro videoclipe trazia Gilberto Gil, Chico Buarque
e Djavan interpretando a famosíssima canção Lula lá!
Enquanto isso, na mesma época, Claudia Raia ensinava o povo brasileiro a votar em Fernando Collor de Mello para presidente. Deu no que deu.
Em 2002, Regina Duarte gravou um depoimento emocionado relatando porque tinha tanto medo do Lula e porque o melhor naquele momento era votar no Serra.
E não se pode esquecer da campanha do desarmamento, em 2005, que contou com o apoio de muitos astros e estrelas que poderiam bancar seguranças caríssimos e por isso diziam que naquele momento, o desarmamento era o ideal.
Assim como fizeram naquele vídeo contrário à usina Belo Monte, que além de ser um plágio descarado do vídeo que as celebridades americanas fizeram para apoiar Obama em 2008, foi amplamente rechaçado e sacaneado pela mídia.
Depois foram as cinco atrizes da novela das 9 numa foto dramática contra o voto do ministro Celso de Mello no mensalão a favor dos tais embargos infringentes.
E, para fechar esse post de maneira consciente e cívica, vamos curtir algumas fotos do ensaio que a Bárbara Paz fez inspirada nos Black Blocs...
Nenhum comentário:
Postar um comentário