domingo, 11 de agosto de 2013

Tutorial: como colocar o logotipo de seu blog na aba do navegador (para blogger)

Você tem um blog igualzinho a este (blogspot), vê outros blogs desse mesmo tipo exibindo seus logotipos na aba de seu navegador e fica morrendo de inveja, querendo ter um igual? Se sim, leia essa postagem e aprenda como exibir seu logotipo maneiro na aba de navegador alheia!

Passo 1: Baixar o favicon

Os favicons (favorite + icon) são pequenas imagens no formato .ico com cerca de 16x16 pixels que ficam guardados em um site para visualização pelo navegador. Em navegadores mais atrasados, como o Internet Explorer até a versão 6, só exibem os favicons quando um site é adicionado aos favoritos. Nos mais avançados (Firefox, Opera, Google Chrome e Internet Explorer 7(+)) os favicons podem ser encontrados também nas abas e na barra de endereço.
A função desses favicons é ajudar o usuário comum a identificar uma página quando ela está exibida em uma lista ou em uma barra de abas, ou seja, são imagens simplificadas do logotipo da marca que representam.

Na ausência de um favicon, os navegadores exibem seu próprio ícone ou um ícone padrão como uma folha em branco.
Você pode converter sua imagem em ícone através de sites especializados. Neste blog, foi usado o icoconverter.com


Passo 2: Instalando o favicon em seu blogger

Favicon baixado, agora é só você instalá-lo em seu blogger! E é bastante simples: Depois de abrir seu blogger e clicar no nome dele, clique em Layout.


 Ao clicar em layout, aparece isto (pelo menos neste blog. No seu, não aparecerá ícone algum antes deste ser instalado). Para colocar seu ícone, é só clicar em Editar.


Ao clicar em Editar, vai aparecer esta imagem. Através disso, você poderá colocar seu favicon ou trocá-lo como e quando bem entender.

E o resultado é este aqui:

 

Se você seguiu todos esses passos corretamente, como foi feito nesse aqui, o seu favicon vai aparecer na aba do navegador, nos favoritos, no histórico e muito mais! Caso você não tenha conseguido ou tido dificuldades, é só comentar abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário