Não pensem que somos os únicos que podem se divertir com as possibilidades da Realidade Virtual. Cientistas da Universidade de Iowa State estão desenvolvendo um projeto que consiste na produção de óculos que simulem uma realidade virtual para animais que vivem em ambientes fechados possam correr, brincar e se divertir. E as primeiras contempladas são as galinhas!
Este projeto, chamado de Second Livestock, tem sido compreendido como um experimento social animal, em vez de iniciativa que faça as galinhas de fazendas interagirem com a RV. O empreendimento leva em conta a tradução de diversos fenômenos físicos (como andar, bicar e cacarejar) à linguagem virtual.
Austin Stewart, professor assistente da universidade de Iowa State, é um árduo defensor do projeto: “Vivemos em pequenas caixas, trabalhamos em pequenas caixas e depois fazemos uso da tecnologia de emulação de ambientes virtuais. Por que galinhas não poderiam escolher a mesma coisa?”, filosofa o professor. Reflexões sobre o que se entende por “consciência galinácea” à parte, o argumento de Stewart até convenceu uma equipe de desenvolvedores a criar uma demonstração dos dispositivos que poderão ludibriar as aves.
Isso se dá através de uma espécie de óculos, chamado de Oculus Rift, que foi comprado pelo Facebook, é bastante usado para criar ambientes virtuais e permite a visualização do campo por diversos ângulos: “Você pode ver insetos no chão, buscar por comida e ter de fato uma ‘experiência de galinha’”, explica Stewart. No mês passado, um exemplar do Oculus Rift acoplado a uma bola de Yoga devidamente mapeada mostrou aos curiosos de universidade de Iowa a consistência do projeto.
Um dos que estavam lá e viram tudo perguntou: “Você não acha que a falta de interação real entre as galinhas poderá fazer com que algo se perca em meio ao processo?”. O professor rapidamente relacionou este projeto aos problemas cotidianos da sociedade pós-moderna: “O processo é tanto sobre a criação de animais quanto sobre a criação de seres humanos”. O icônico pensador afirma que sua intenção é também trazer este tipo de discussão à tona e refletir, por exemplo, sobre as possibilidades de uso da Realidade Virtual por pessoas com dificuldades em ter relacionamentos sociais. Ou mesmo a concretização da realidade virtual da trilogia Matrix, em que não saberemos o que é real ou virtual.
Ficou curioso? Saiba mais sobre o Second Livestock por meio deste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário