domingo, 3 de agosto de 2014

As melhores novelas que nunca foram ao ar


Escrever novelas é complicado. Você bola uma sinopse mirabolante, como toda novela deve ser, mas uma série de fatores fazem com que o seu projeto, no qual você trabalhou durante anos, não vá ao ar. Muitos autores já passaram por isso, e nós selecionamos as melhores novelas que nunca tivemos a oportunidade de assistir (até 03 de agosto de 2014)!

Dança da Vida


Ano em que iria ao ar: 2002
Horário: 18 horas
Autora: Maria Adelaide Amaral
Emissora: Globo
Sinopse: A Dança da Vida se passa em São Paulo e trata da história de Daniel Guerreiro (Fábio Assunção), o filho bastardo de Conrado Lopes (Fúlvio Stefanini), um senador corrupto, que se casa com a ambiciosa Gilda Sousa (Lília Cabral), uma mulher de origem pobre que faz isso para subir na vida e abandona seu grande amor, Homero, homem ambicioso que cresceu do nada. A trama se processa com a morte de Conrado, que deixa sua herança para o filho bastardo, que aplica o dinheiro sujo herdado do pai em movimentos sociais nos quais atua.  Isso traz problemas para Gilda, que se apavora com a possibilidade de ficar pobre de novo. Daniel será disputado por duas mulheres: a noiva ambiciosa Laura (Adriana Esteves), que mesmo gostando dele, o abandona pra tentar vencer na vida, e a pobre menina rica Beatriz (Júlia Feldens), que se apaixona pelo rapaz, além dos dilemas de uma prostituta, um traficante e um garoto drogado. Além desses nomes, a novela ainda contaria com mais estrelas: Márcia Cabrita como Cida, empregada do senador; Vladimir Brichta como o vilão Quirino, motorista de Gilda;  Maria Luisa Mendonça, como a fútil Suelen; Herson Capri, o publicitário Wilson Pavani; Thierry Figueira, o filho de Wilson, Otavinho, e Gabriela Duarte, a ricaça falida Renata, além de Paulo Vilhena, Mauro Mendonça e Vera Holtz.
Por que não foi ao ar: O projeto foi engavetado porque 2002 era ano eleitoral e a Globo não queria encrenca com os candidatos. A novela das seis que estava sendo exibida na época, "A Padroeira", foi esticada e boa parte do elenco foi reaproveitado na próxima novela, "Coração de Estudante", que foi bem na audiência e a história do jovem viciado em drogas foi utilizada por Glória Perez em "O Clone", com algumas adaptações.

Escândalo


Ano em que iria ao ar: 1998
Horário: 19 horas
Autor: Miguel Falabella
Emissora: Globo
Sinopse: O fundador de um tradicional jornal morre e deixa a administração do negócio nas mãos de um filho incompetente (José Wilker). Para evitar a decadência total da empresa, a linha editorial deixa de ser sóbria e passa a ser sensacionalista. Além disso, o herdeiro teria que disputar o controle do jornal com sua irmã malvada e ambiciosa (Marília Pêra), que disputaria a guarda de seu neto com sua nora, uma moça pobre (Malu Mader), após seu filho morrer tragicamente num acidente de carro. A trama ainda falaria sobre a prostituição no mundo da moda, homossexualismo, racismo (com personagens negras que queriam ser brancas), ética e corrupção, e teria nomes como Rosi Campos, que viveria uma paparazzi, Arlete Salles, que daria vida a uma atriz decadente, e Zezeh Barbosa, um dos membros da família negra de classe alta (coisa rara em novelas), composta ainda por Chica Xavier, Clementino Kelé e Elisa Lucinda!
Por que não foi ao ar: Em entrevista ao IstoÉ Gente, Miguelito disse que a Globo não aprovou a trama por ser muito polêmica. O fato é que algumas tramas foram, de certa forma, reaproveitadas: A novela "Andando nas Nuvens", de 1999, e a série "A Vida Alheia", do próprio Miguel, também contavam com um jornal sensacionalista. Além disso, a trama da avó megera que quer tomar o neto da nora pobre foi reutilizada pelo próprio autor em sua próxima novela, "A Lua Me Disse", de 2005. Mesmo não sendo produzida, a novela é lembrada pelo feito do ator Ricardo Brasil, que espalhou outdoors pelas ruas do Rio de Janeiro mendigando papel na novela: "Falabella, eu quero fazer Escândalo!" Não foi dessa vez... Em vez de "Escândalo", a Globo exibiu "Meu Bem Querer".

Preto no Branco


Ano em que iria ao ar: 1983
Horário: ?
Autor: Bráulio Pedroso
Emissora: Globo
Sinopse: A trama conta a história de dois homens opostos: Valdemar de Brito, mais conhecido por Vavá, é branco, tem quarenta anos, é um homem bom, otimista e ingênuo, sendo considerado pelos outros como um perfeito idiota; enquanto Aristides da Silva, um rapaz negro, bastante aventureiro, audacioso, e tão inteligente que pode ser até chamado de gênio. Aristides, o protagonista (sim, seria o primeiro protagonista negro das novelas) teria a brilhante ideia de transformar seu amigo Vavá em filho de uma milionária após ler uma reportagem de um jornal.

Por que não foi ao ar: O autor, que também escreveu a clássica "Beto Rockfeller" e a primeira versão de "O Rebu", saiu da emissora e o projeto acabou engavetado.

Felizes Para Sempre



Ano em que iria ao ar: 2001
Horário: 19 horas
Autor(a): Mistéééérioooo...
Emissora: Record
Sinopse: A novela que inauguraria o horário das 7 na Record contaria a história de um dono de um parque temático que contrata um dublê para representá-lo em compromissos públicos e
encontrar uma mulher para ele. É claro que isso não iria dar certo: os dois acabavam se apaixonando pela escolhida.
Por que não foi ao ar: A novela seria escrita por um autor ex-global cujo nome era mantido em sigilo. Suspeitamos de Lauro César Muniz, que na época estava insatisfeito e sem trabalhar e depois foi contratado pela emissora da Barra Funda, escrevendo por lá novelas como "Cidadão Brasileiro" e "Poder Paralelo". Pelo que se pode perceber, não deu certo.

Segredo


Ano em que iria ao ar: 1998
Horário: 20 horas
Autor: Walcyr Carrasco
Emissora: SBT
Sinopse: Passada nos anos 50, Segredo contava a história de João Paulo, um playboy que é obrigado a se casar após ser ameaçado pelo avô milionário de ser deserdado. Sua amante, uma ex-modelo casada, o ajuda a encontrar a moça ideal, optando por uma menina humilde e interiorana. João Paulo se casa com a jovem, por contrato, mas com o tempo ele se apaixona por ela, para desespero de sua peguete. A novela também teria um núcleo infantil e outro focado na dona de uma pensão.
Por que não foi ao ar: A trama seria exibida logo depois de outra novela do Walcyr, "Fascinação". Ele já tinha escrito os 154 capítulos da novela, mas com a sua ida para a Globo, a trama ficou com o SBT e Walcyr sugeriu transferir a trama para os dias atuais para reduzir os custos. O projeto não foi em frente e a emissora exibiu "Pérola Negra".

O fato dessas novelas não terem sido exibidas na época não quer dizer que elas não irão ao ar um dia. Tanto é que já surgiram boatos de que "Dança da Vida" será produzida nos próximos anos. Mas isso também mostra que não é só uma boa história que faz com que uma trama seja criada, e sim uma série de fatores que complicam mais ainda a vida de quem trabalha com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário